Consultoria, propositura e acompanhamento

de processos judiciais na capital.

Telefone

(61) 3323-1646

Renata Barbosa Fontes, nascida em 1964, na cidade do Rio de Janeiro, RJ, é Bacharela em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1987), com especialização em Direito Público (conclusão dos créditos do Mestrado na Universidade de Brasília em 1990) e em Direito Internacional Privado pela Academia de Haia, Holanda (julho de 1990).

Aprovada no concurso de Técnico Judiciário do Tribunal Regional Federal –1ª Região (1989), e, ainda, no concurso para Procurador do Ministério Público da União junto ao Tribunal de Contas da União (1995) e no concurso de Procurador do Distrito Federal, onde exerce o cargo de Subprocuradora-Geral do Distrito Federal desde 1996.

Possui vasta experiência profissional em assessoria no Tribunal Regional Federal (1989-1991) e no Superior Tribunal de Justiça (1991-1995), quando ocupou o cargo de Assessora de Ministro. Atualmente, é membro do PROESP – Procuradoria Especial, onde atua perante o Superior Tribunal de Justiça nas causas que envolvem o Distrito Federal. Atuou por mais de dezesseis anos na Procuradoria Consultiva – PROCON da Procuradoria-Geral do Distrito Federal. Organizadora do I e II Seminários de Direito do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal e coordenadora do Livro “Temas de Direito em homenagem ao Ministro Humberto Gomes de Barros” editado pela Forense. Possui fluência oral e escrita no idioma inglês.

Organizadora do I e II Seminários de Direito do Sindicato dos Procuradores do Distrito Federal e coordenadora do Livro “Temas de Direito em homenagem ao Ministro Humberto Gomes de Barros” editado pela Forense. Possui fluência oral e escrita no idioma inglês. Publicou artigos jurídicos sobre “preclusão pro judicato” , “contribuição previdenciária inconstitucional”, “Fundo Social de Pré-Sal”, “Cessão da titularidade ativa do contrato público”, “O direto ao uso do nome social das pessoas trans”, além de diversos pareceres acerca de responsabilidade civil, contratos e licitações. Iniciou sua carreira de advogada no conceituado escritório trabalhista “Riedel, Resende e Advogados Associados S/C” (1988), tendo, também, exercido a advocacia no renomado escritório “Advocacia Bettiol S/C” (1995), logo após ter deixado a assessoria do Ministro aposentado Adhemar Ferreira Maciel no Superior Tribunal de Justiça, a quem assessorou por quase sete anos. Patrocinou com êxito o recurso especial da Associação dos Amigos e Frequentadores do Bar Lagoa perante o Superior Tribunal de Justiça, onde se perseguia a manutenção do tombamento do “Bar Lagoa”, situado no Rio de Janeiro, recebendo honrosa homenagem no livro “Bar Lagoa Memória do Rio Antigo”, 2002. A partir de 1999, foi contratada pela Shell Brasil S/A para atuar em ações judiciais, CADE e SDE na área referente à distribuição de petróleo, passando a adquirir vasta experiência administrativa e judicial acerca de tais questões jurídicas. Em 1996, fundou a Advocacia Fontes e Neiva S/C, hoje Advocacia Fontes S/S. Principais áreas de atuação: Direito Civil (Distribuição de Petróleo). Direito Processual Civil. Direito Administrativo.