Hugo Damasceno Teles

Hugo Damasceno Teles

Hugo Damasceno Teles é bacharel em Direito, especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil (UCAM-RJ) e mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB).

Iniciou sua carreira como assessor na Defensoria Pública do Distrito Federal, em 2001, atuando nas áreas criminal e cível. Foi professor de Direito Penal e Direito Processual Penal em vários cursos preparatórios para concursos públicos na capital federal. Conta com vasta experiência no contencioso estratégico perante os tribunais sediados em Brasília. Integrou a comissão de redação da Lei n. 13.509/2017, que alterou as regras sobre adoção infantojuvenil inseridas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É ainda ativista do direito à convivência comunitária e familiar, voluntário do Aconchego, Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária (www.aconchegodf.org.br), e assessor de relações institucionais da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD (www.angaad.org.br).

Principais áreas de atuação: Direito Civil (obrigações, contratos, consumidor, saúde suplementar e adoção), Direito Empresarial (contratos de distribuição e fornecimento, direito societário e direito falimentar) e Direito Processual Civil (execução e recursos perante os Tribunais Superiores).

Publicações, entrevistas e comentários na mídia e em eventos públicos:

Cinco mil crianças esperam adoção no Brasil

Repórter Justiça, TV Justiça, sobre a adoção no Brasil (1ª parte, 2ª parte e 3ª parte)

Entrevista à rádio Antena 1, da RTP, sobre adoção em Portugal e no Brasil

Entrevista à Agência Brasil sobre o Cadastro Nacional de Crianças Acolhidas do CNJ

Entrevista para o Senado a propósito do debate legislativo sobre a legislação sobre adoção no Brasil

Entrevista a O Globo sobre as alterações das regras sobre adoção infantojuvenil inseridas no Estatuto da Criança e do Adolescente

Entrevista à Folha de São Paulo sobre as alterações das regras sobre adoção inseridas no Estatuto da Criança e do Adolescente

Entrevista à Rádio Nacional sobre o direito ao nome social